Tuesday, 31 December 2013

150

Este foi um ano difícil no que toca a listas de filmes. 
Falhando mais uma vez o objectivo de "um filme por dia" -  que, sejamos honestos, é à partida aposta perdida porque para o conseguir teria que despender de demasiadas horas úteis num ano, e além disso acho o desafio absurdo, mas não é a natureza humana uma contradição encerrada em si mesma? - consegui ainda assim ver bastantes, 150, o que me faz sentir particularmente realizado tendo em conta que atingi este número mesmo estando na estrada durante mais de cinco meses e que ainda papei bastantes séries também.
Foi óptimo poder absorver cultura local, fazes novos amigos, ver paisagens e locais especiais, e ainda assim reservar algum tempo para absorver música e filmes ao meu próprio ritmo pessoal.

Um dos pontos assentes logo desde o início de 2013 é que iria ver menos merda. Filmes medíocres têm o seu valor é certo, se são perda de tempo ou não reservo o julgamento a quem os quiser ver, mas o ano passado havia demasiada coisa dispensável nos 158. Assim sendo, e por consequência lógica, o segundo ponto foi que iria ver mais clássicos, mais coisas antigas. E não estou só a falar do aclamado Top 250 do IMDB. Coisas antigas implicam desde filmografias de cineastas que me interessam, recomendações de amigos cuja opinião tenho em conta, curiosidades germinadas por algo que li algures, ou simples actos do acaso.

Assim sendo, ao pensar no meu top 10, percebi que seria muito injusto para os filmes deste ano que agora termina mesclá-los com obras anteriores, algumas que carregam em si um peso que nunca será atingido por algumas das grandes experiências que tive com filmes deste ano.

Duas listas fazem assim mais sentido, pelo menos na minha cabeça. Uma lista para filmes anteriores a 2013 que só este ano tive a oportunidade de ver na íntegra pela primeira vez, sem ordem específica (e deixando MUITA coisa de fora); e uma lista para os filmes que realmente saíram/chegaram às salas este ano e valeram mesmo a pena.

Lista pré-2013:

  • American History X (1998)
  • Silence of the Lambs (1991)
  • Schindler's List (1993)
  • Searching for Sugar Man (2012)
  • Scent of a Woman (1992)
  • Citizen Kane (1941)
  • Hotel Ruanda (2004)
  • Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969)
  • Incendies (2010)
  • Modern Times (1936)


Lista 2013:
  1. La Grande Bellezza
  2. Gravity
  3. Django Unchained
  4. The Master
  5. Prisoners
  6. The Perks of Being a Wallflower
  7. The Hunt
  8. Mud
  9. Zero Dark Thirty
  10. Amour


Notas:

  • Fiz um pequeno ciclo sobre guerra/conflito armado enquanto viajava, com ênfase parcial na Segunda Guerra Mundial, que acho que é visível na lista pré-2013.
  • Fui de encontro a algumas filmografias que andava a adiar como a de Daniel Day-Lewis (o melhor actor da sua geração?) ou de Paul Thomas Anderson, Michael Haneke...só estes nomes davam pano para mangas e têm filmes soberbos, mas tive que colocar as coisas em perspectiva...um filme como o Modern Times, de 36, que me consegue fazer rir e coloca questões de fundo que ainda hoje são tão pertinentes é sem dúvida uma obra que tem que ser salientada antes de coisas mais recentes.
  • Mais uma vez não coloquei na lista filmes antigos que já tinha visto anteriormente (por exemplo a trilogia do Godfather que revi perto do final do ano), mas ainda assim estes contam para o número final que dá título a este post.


Lista completa aqui (infelizmente sem as minhas pontuações, mas ordenando pelo IMDB Rating não andará muito longe). Por terminar ficou o God Bless America.

2 comments:

  1. Achei este post mesmo engraçado, porque houve aqui várias semelhanças. Eu iniciei o ano a propor esse mesmo objectivo, 1 filme por dia, o que consegui no primeiro mês do ano, acho, mas obviamente é algo impensável. Escrevo sempre os filmes que vejo num ano, num bloco, mas por acaso ainda não contei. De qualquer das maneiras tenho quase a certeza que vi mais do que no ano anterior.
    Quanto aos filmes, não coloquei o Perks porque acho que o vi em 2012, mas posso estar enganada. Esse neste momento é um dos meus filmes preferidos de sempre. Adorei o Amour e o Prisoners, graças a ti consta na minha lista. O Master foi brutal, principalmente pelos grandiosos actores principais que são dos meus favoritos (sabia que me ia esquecer de algum!).
    Quanto aos clássicos, tens aí dos meus favoritos, como Silence of the Lambs, American History e a Lista.
    Se quiseres dá um olho:

    http://thisismylifeonelifeonechance.blogspot.pt/2013/12/os-melhores-de-2013.html

    ReplyDelete
  2. O The Impossible for brutal, chorei tanto!!!!!! ahahahaha.

    ReplyDelete